Documentação
Manual de Utilização
Informações Adicionais
Documentação
Manual de Utilização
Informações Adicionais
bits, Bytes e seus múltiplos Armazenamento e Transferência
bit
(pronúncia: bit) » Nas siglas, representa-se pelo “b” (minúsculo)
Byte
(pronúncia: bait) » Nas siglas, representa-se pelo 1 “B” (maiúsculo)
Os computadores “entendem” impulsos elétricos, ligados
ou desligados
, que são representados por 1
e 0
, respectivamente. A cada impulso elétrico, damos o nome de bit
(BI
nary digiT
).
Um conjunto de 8 bits
reunidos como uma única unidade forma um Byte
.
Para os computadores, representar 256 números binários é suficiente. Por isso, os bytes possuem 8 bits. Basta fazer os cálculos. Como um bit representa dois valores (1 ou 0) e um byte representa 8 bits, basta fazer 2 (do bit) elevado a 8 (do byte) , (de 0 a 255 – 2^8), que é igual a 256.
Os bytes representam todas as letras (maiúsculas e minúsculas), sinais de pontuação, acentos, sinais especiais e até sinais que não podemos ver, mas que servem para comandar o computador e que podem, inclusive, serem enviados pelo teclado ou por outro dispositivo de entrada de dados e instruções.
Para que isto aconteça, os computadores utilizam uma tabela que combina números binários com símbolos:<br> a tabela ASCII
(A
merican S
tandard C
ode for I
nformation I
nterchange). Nesta tabela, cada byte representa um caractere ou um sinal.
Nela são encontradas letras, números, símbolos básicos e caracteres especiais (tais como a tecla de espaço, backspace, insert, etc.).
Então, teoricamente, um caractere dentro de um simples arquivo de texto ocuparia 1 byte. Dois caracteres usariam 2 bytes, e assim por diante (desconsiderando a formatação de um arquivo dessa natureza, a qual exigiria outros bytes). Partindo dessa afirmação, teremos as seguintes medidas:
Diferenças nos padrões de unidades - (IEC x SI)
O sistema apresentado acima é baseado na organização internacional IEC (Comissão Eletrotécnica Internacional), que padroniza medidas específicas às áreas tecnológicas,(proporção 1.024 para 1). Em contrapartida, as medidas tradicionais são baseadas nas definições SI (Sistema Internacional de Unidades), que inclusive permite definir unidades de armazenamento sem conotação científica. Nesse sistema, as medidas computacionais são encontradas na proporção 1.000 para 1, com o intuito de facilitar situações em que seja necessária uma padronização abrangente, utilizando medidas numéricas de maneira mais simples.
Por exemplo, empresas que fabricam discos rígidos, em sua grande maioria utilizam o sistema SI para definir a capacidade de seus produtos. E é por isso que discos descritos como tendo 80GB de armazenamento, na realidade possuem 78,1GB sob o padrão IEC (80.000KB ÷ 1.024).
Para tentar evitar a confusão gerada entre os sistemas, atualmente tem-se utilizado o prefixo “bi” (de binário) para diferenciar as medidas utilizadas nas ciências da computação (empregadas pela IEC). Assim, o kilobyte torna-se kibibyte (KiB), o megabyte vira mebibyte (MiB), e assim sucessivamente.
Unidades de transmissão em redes computacionais: Entenda o que são Kbps ou kbits/s
Kilobit por segundo (Kbps ou Kbits/s)
Hoje em dia, os termos Kbps e Mbps são facilmente encontrados em especificações de produtos e serviços que trabalham com transmissão de dados, particularmente quando tratamos de redes locais (LAN) e de internet (WAN). Mesmo assim é comum encontrar pessoas que, embora já possuam alguns anos de experiência em frente ao computador, ainda não sabem diferenciar KB (kilobyte) e MB (megabyte) de Kb (kilobit) e Mb (megabit), embora possuam nomes semelhantes, assim como suas abreviações (neste caso, diferenciada apenas pelo “b” maiúsculo ou minúsculo).
Resumindo:
Um kilobit por segundo
(Kbps ou Kbit/s) é a unidade de maior utilização para transmissão de dados
Como pode ser visto nas fontes de pesquisa para este apêndice é dito que para transferência de dados é usada a proporção 1000:1 e não a 1024:1. Esta, digamos, “confusão” vem dos sistemas IEC
e SI
.
Como a grande maioria dos medidores de velocidade usam a proprorção 1024:1 e para não se ter dois pesos e duas medidas a versão 3.x do BrazilFW usa a proporção 1024:1.
Foi utilizada também a proporção 1024:1 para a edição deste apêndice no item Transferência de dados.
Os computadores utilizam como unidade básica de medida dos dados o bit, tanto para guardar dados como para endereçá-los dinamicamente. Dessa forma, cada posição de memória pode ser indicada por um número que é, no máximo, uma potência de dois exata menos um (veja sistema binário) e, no mínimo zero, sendo que a quantidade total de endereços é uma potência de dois.
Devido à necessidade de indicar a quantidade de memória presente nos computadores, iniciou-se o hábito de utilizar os prefixos SI tradicionais (k,M,T) para indicar quantidades como Quilobyte (KB) e Megabyte (MB), porém, com a suposição que, nesses casos, um K equivale a 1024 (2^10 = 1024) e 1 M equivale a 2^20 = 1024*1024, e por assim em diante, o que é errado, dado que o prefixo mega corresponde a 1.000.000 de unidades.
Com o tempo, um megabyte, unidade corrente atualmente, passou a significar 1024*1024 Bytes quando se refere a memória de computador. No entanto alguns fabricantes de equipamentos usam os valores corretos para o megabyte, como é o caso dos discos rígidos, dos DVDs, surgindo até outras definições, como o caso das disquetes de “1.44MB” em que 1 MB corresponde a 1024000 bytes.
Pior ainda, as BIOS indicam o tamanho do disco rígido em MB de memória. Isso confunde o utilizador, pois ao comprar um computador com 512MB de memória e 40GB de disco rígido encontrava os 512 MB presentes, mas apenas 38 GB no disco rígido.
Tendo em vista resolver definitivamente esse problema, outros prefixos foram criados, os prefixos binários. Surgiram então o kibi (2^10), o mebi (2^20), o gibi (2^30), o tebi (2^40), o pebi (2^50), etc. (Prefixo IEC)
[img]http://wiki.brazilfw.com.br/_media/wiki:iec-x-si.png?t=1411663176&w=461&h=429&tok=273f32[/img]
— Reginaldo Sousa Melo 2014/07/20 02:08